Historia de Florianópolis

  • História de Florianópolis
  • Video

Florianópolis é a segunda cidade do país mais visitada por turistas internacionais. Muitos não resistem e ficam de vez. Carinhosamente chamada de Floripa, a capital do Estado de Santa Catarina reúne encantadoras praias, lagoas, dunas, trilhas, sítios arqueológicos e muita gente bonita. A Ilha, colonizada por açorianos, conserva ainda a arquitetura portuguesa, o artesanato em cerâmica e a culinária, trazidos há centenas de anos. Famosa pelas praias propícias ao surf, Florianópolis guarda surpresas a todos os amantes de esportes, já que oferece lugares para a prática de sandboard, windsurf, parapente, trekking e kitesurf. Além disso, a região em torno da capital também reserva cenários incríveis, como a pequena Guarda do Embaú e a badalada Praia do Rosa.

O que se fazer

Dizem quem Florianópolis tem cem praias espalhadas. Se é verdade ou não o que importa é que as mais conhecidas valem por mil. De norte a sul da cidade, cada uma com a sua particularidade. A Mole e a Joaquina, ao Leste, concentram o surf e o agito jovem, ao passo que Canasvieiras e Ingleses têm o mar mais calmo e são ideais para as famílias. Visite a Iha do Campeche, conhecida por suas pinturas rupestres, e as vilas açorianas de Ribeiras da Ilha e Santo Antônio de Lisboa, que exibem a cultura dos colonizadores. Floripa reserva ainda espaço para os esportistas, que podem praticar wind e kitesurf na Lagoa da Conceição. Os esportes naúticos como caiaque e jet-ski encontram em Jurerê o terreno ideal. As dunas que compoem o cenário da cidade são dominadas pelo sandboard, especialmente na Praia da Joaquina. Para quem tiver disposição, a dica é fazer a caminhada em meio à Mata Atlântica para a região da Lagoinha do Leste, e que parte da Praia do Matadeiro, terminando na Praia do Pântano do Sul. Durante a noite, não perca tempo procurando o que fazer. Vá direto a da Lagoa da Conceição, onde estão os bares e as boates mais badaladas da capital.

Gastronomia

Muitos não sabem, mas Florianópolis é a maior produtora de ostras do país. Sendo assim, os restaurantes inventam diversas formas de servir a iguaria: crua, gratinada, à vinagrete ou embebido em champagne. Também popular é o camarão, que pode ser encontrado nos arredores da Lagoa da Conceição. Os frutos-do-mar, de um modo geral, fazem sucesso na Ilha e a Tainha é o destaque entre os peixes. Entretanto, não é só da "culinária aquática" que vive Floripa. Chefs do mundo inteiro foram seduzidos e trouxeram receitas francesas, italianas, japonesas, espanholas e portuguesas à cidade. Quanto aos hotéis de Florianópolis, a cidade oferece um grande leque de opções, entre pousadas, hotéis e cabanas, à beira-mar ou não.